Criatividade em tempos de Criador de Conteúdo

sábado, 29 de agosto de 2020 Postado Por: umapamplona

 


Você está criando ou copiando?

Até para mim, que venho da área de comunicação, é difícil criar às vezes.
Meu maior problema com o tópico que eu quero escrever hoje é que é difícil não apontar o dedo, mas talvez fique como um lembrete para mim mesma.
Acabei de ver uma “influencer” aqui da cidade e seu novo reels.
“Renata, qual o problema?”
Então… Eu vi o mesmo conteúdo do reels de uma gringa ONTEM à noite em outra plataforma, mas não era parecido. É o mesmo texto, só que traduzido.
“Ah, tá na internet pode pegar”
Eu tenho um problema enorme com essa frase. Já tive empresa grande usando foto minha sem colocar crédito. Eu também crio conteúdo e é caminhar como se fosse em um campo minado. Saio por aí comentando, chegando na dm da pessoa ou empresa se posso usar e colocar crédito, e assim vai.
Talvez seja uma questão purinha de educação e o tal do “com licença”.
O vídeo original da gringa tem milhares de compartilhamentos. O da moça daqui talvez terá algumas dezenas ou centenas. A minha questão é ter muito cuidado com o que a gente consome, a quem damos audiência. Vale também para o criador com milhões de seguidores que pega conteúdo do pequeno e não dá crédito? Também.
A pressão de criar algo novo onde todo mundo também está criando é alta? Sim. Demais.
Tenho várias paranoias comigo mesma ao criar um post, vídeo ou seja lá o que for. Tenho páginas e páginas de rascunhos e ideias que não coloquei em frente, mas isso é assunto para o tópico “síndrome de impostora”.
Na minha sede por criar, eu posso passar por cima do outro? Posso usar o trabalho do outro sem dar crédito? O trabalho que não sei quanto tempo levou?

O post acima foi publicado originalmente AQUI.

Até a próxima, jovens.

Compartilhe Isso:

Comente (Via Facebook)

Comente (Via Google)